Publicado em: domingo, 28 jan, 2024

Meu diagnóstico de autismo tardio aos 28 anos

Autismo, Autoconhecimento, Meus Pensamentos | 0 Comentários

Se você já me segue nas minhas redes sociais você já sabia dessa notícia, mas se você só soube disso agora é exatamente isso mesmo que está no título… fui diagnosticada como autista nível 1 de suporte tardiamente, aos 28 anos de idade, e antes que você se pergunte… sim, isso é muito possível de acontecer e está acontecendo cada vez mais com as pessoas tendo mais acesso a informação.

Eu sempre me senti diferente das outras pessoas, sempre fui muito sensível, tenho dificuldade em fazer e manter amizades, durante a faculdade não gostava de fazer as mesmas coisas que os outros faziam naquela época… e eu poderia continuar listando aqui coisas que sempre me fizeram sentir “estranha” diante da maioria por toda a minha vida, mas que agora, com meu diagnóstico de autismo tardio eu descobri os motivos para ter sido sempre assim e me libertei de várias culpas.

O que eu senti ao ter a confirmação que eu sou autista? Alívio! Alívio por não precisar mais me preocupar com o fato de ser diferente, alívio por não me sentir mais mal quando me chamam de fresca, nojenta, metida… eu sei que não sou isso, na verdade eu sempre soube, mas era difícil explicar, agora muitas vezes nem sinto mais necessidade de ficar explicando, o que me alivia é apenas eu saber que sou do jeito que sou pois minha cabeça funciona realmente de um jeito diferente, não de uma maneira “errada”, mas apenas divergente da maioria e está tudo bem. Se as pessoas têm dificuldade de aceitar algo diferente delas, isso diz mais sobre elas do que sobre mim.

Não quer dizer que agora tudo seja apenas flores e que eu não precise mudar nada… na verdade tem muita coisa que é complicada na vida de um autista nível 1 de suporte, mesmo os diagnosticados na vida adulta, mas pelo menos agora eu me conheço eu posso usar das ferramentas corretas para melhorar o que eu quero mudar e também minha qualidade de vida.

Já comecei inclusive a soltar alguns vídeos do meu Instagram e TikTok falando sobre o que “melhorou” na minha vida depois do diagnóstico. Já vi algumas pessoas falando “de que adianta descobrir que sou autista só agora?” Mas sim, na minha vida melhorou muita coisa. Nunca é tarde demais para se adquirir autoconhecimento e buscar melhorar através dele, se você não se conhece os caminhos não tem como você sair do lugar que está.

Se você quer acessar os conteúdos que estou postando sobre o assunto é só me seguir no Instagram, clique aqui para ver os destaques que eu fiz para falar sobre o assunto.

E para você que tem curiosidade para saber como foi meu processo de diagnóstico eu contei mais detalhes no meu vídeo no Youtube, logo aqui abaixo:

0 comentários

Deixe seu comentário

Pâmela Susan Ribeiro Sobre a Blogueira

Meu nome é Pâmela Susan

Tenho 28 anos, sou Publicitária e Empreendedora, autista apaixonada por moda, design e fotografia e tenho o blog Mundo de Susan como hobby para exercer algumas das minhas paixões e me expressar da minha forma.

Minhas Redes
Categorias
Twitter

Pin It on Pinterest

Share This