Publicado em: sexta-feira, 19 jul, 2019

Motivos pelos quais likes não são importantes

Meus Pensamentos | 0 Comentários

Não tem jeito, o grande assunto do momento é o sumiço da quantidade de likes no Instagram, mudança da qual tem gerado muitos comentários positivos e negativos, por parte de influenciadores, marcas e até mesmo usuários comuns.

Preciso admitir que não acho completamente bom, principalmente por trabalhar na área de publicidade, e, querendo ou não, as curtidas são um parâmetro para medir as postagens que mais chamam a atenção do público das empresas, o engajamento no caso. Sem esses dados, realmente é uma informação a menos sobre o resultado das publicidades feitas para os clientes.

Porém, a mudança que ocorreu no Instagram vai muito além do que as curtidas significam ou não. Por isso, vim mostrar alguns dos motivos pelo quais os likes não são importantes como a grande parte das pessoas imaginam, além do que essa alteração na rede social pode gerar de bom.

  • Sem likes, menos comparação.

Com a grande  quantidade de influenciadores digitais que existe atualmente, acabou por surgir diversos tipos de comparação entre os números dessas personalidades. Infelizmente, não é apenas esse problema, já que todos os que costumam utilizar essa rede social acabam por se comparar também, já que todos nós somos influenciadores em pequena ou grande escala. Sendo assim,  todos nós queremos influenciar alguém, e muitas vezes alcançar sucesso (números) inatingíveis.

  • Likes Não São ImportantesMenos números, mais conteúdo.

Quando se trata principalmente de marcas e influenciadores,  temos o costume de analisar qual o melhor perfil baseado em números de seguidores e curtidas, muitas vezes se esquecendo da importância que tem obtermos um conteúdo de qualidade, e de procurarmos marcas que se preocupam com o público. Mas o que isso muda? Sem números para serem exibidos, mais atenção é dada a imagem, a história e a informação que está sendo transmitida.

  • Perfis comuns, são perfis comuns.

Se você não tem o objetivo de criar uma empresa ou uma marca pessoal em seu perfil, os números não deveriam ser importantes, não deveria ser dada a importância que tem sido dada até esse momento. Perfis profissionais, usam da quantidade de likes, para medir a satisfação dos clientes, enquanto que em perfis particulares essa medição não é necessária, ou pelo menos não deveria ser, afinal não são as curtidas que definem a pessoa ou a qualidade da postagem que foi feita.

  • Ansiedade e depressão. 

Algumas das doenças mais comuns entre os jovens atualmente, são a ansiedade e a depressão. Ficar no aguardo de curtidas e comentários após uma publicação feita não é nada positivo para uma pessoa que já sofre com a ansiedade. São justamente pessoas com ansiedade, que estão muitas vezes sujeitas a passar por uma depressão, e o fato de não se sentir aceito pela sociedade, no caso das curtidas, pode aumentar esse risco.

  • Publicidade que agrega.

Não é preciso ser estudante de publicidade, como no meu caso, para entender que propagandas baseadas em “compre, compre, compre”  não é mais o que o publico quer ver, muito menos o que irá convence-los que sua empresa é melhor. Marcas que transmitem uma personalidade e originalidade através de informações importantes para o seu público, são muito mais bem vistas e levadas a sério no mercado atual, e esse resultado  pode ser alcançado com a produção de conteúdo relevante.

Com essas mudanças nas redes sociais, o Instagram se torna uma ferramenta muito mais baseada na informação, o que fará com que as empresas precisem se adaptar a nova realidade, informando e não apenas querendo alcançar o lucro, procurando agregar algo de valor ao seu público através da marca, mostrando assim autoridade sobre o assunto, gerando maior confiabilidade e também engajamento.

  • Likes não medem qualidade.

Você já teve a sensação de que as fotos que mais merecem curtidas são as que menos tem? Tudo bem que gostos são diferentes, mas é fato que nem sempre uma boa fotografia ou a qualidade de um conteúdo, são os parâmetros usados por quem curte as fotos. Eu por exemplo, já postei algumas fotos que considero de uma qualidade fotográfica melhor, evoluída mediante o meu crescimento, que não obtiveram tantas curtidas como outras que não julgo de uma qualidade tão grande. Fazendo uma comparação boba e rápida, a foto mais curtida até o momento do meu Instagram em 2019 é uma em que apareço de biquíni. Não que exista algo de errado com a foto, mas com certeza o fato de mostrar mais o corpo aumentou o seu engajamento. Dessa forma, na minha opinião, as curtidas não são capazes de definir o que é melhor ou pior, talvez seja apenas o que os outros querem ver, mas nem sempre é o que queremos mostrar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pâmela Susan Ribeiro Sobre a Blogueira

Meu nome é Pâmela Susan

Tenho 28 anos, sou Publicitária e Empreendedora, autista apaixonada por moda, design e fotografia e tenho o blog Mundo de Susan como hobby para exercer algumas das minhas paixões e me expressar da minha forma.

Minhas Redes
Categorias
Twitter

Pin It on Pinterest

Share This